Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019
Vladimir Ferreira fala sobre reestruturação da UEMS e concessão da Sanesul

O presidente da Câmara de Vereadores de Coxim, Vladimir Ferreira, aproveitou seu tempo na tribuna, na sessão desta terça-feira (8), para informar a população sobre o projeto de reestruturação da UEMS e sobre a questão da concessão das águas de Coxim, hoje pertencente à Sanesul. O vereador lembrou que Coxim foi a primeira cidade visitada pelo novo reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, após ser empossado no dia 26 de setembro.

Recebido pelos vereadores no prédio da prefeitura, no dia 3 de outubro, Laércio afirmou que são necessárias medidas para renovar o campus da UEMS em Coxim. Na ocasião, os vereadores solicitaram um curso de ponta - e de alta demanda - para a universidade estadual, a primeira instalada no município, em 1994. De lá para cá, a instituição cumpre papel importante na região, formando diversos profissionais, inclusive professores que atuam na cidade.

No uso da tribuna, Vladimir informou que será instalada comissão que terá representação da câmara, do poder executivo, da sociedade organizada e da reitoria da unidade de Coxim. A reunião para discutir o tema está prevista para o dia 17. Já no dia 28, será realizada audiência pública na Câmara Municipal, onde será apresentada a proposta da UEMS.

A idéia é oferecer cursos rotativos, que atendam a demandas específicas. Atendidas as demandas, seriam oferecidos novos cursos.

Vladimir disse ainda que, durante reunião com o Governo do Estado na segunda-feira (7), foi iniciada discussão sobre a concessão das águas de Coxim, que hoje pertence à Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), sendo o acordo válido até 2024.

Conforme o vereador, a empresa deseja renovar o contrato de forma antecipada, porém, apesar dos investimentos feitos na cidade (captação, tratamento, distribuição de água, entre outros), a concessionária deixou a desejar no quesito saneamento básico, questão importante que envolve a saúde da população. Diante deste cenário, o município espera que a empresa pague a dívida relacionada ao processo de saneamento.

Para dar prosseguimento à discussão, também foram apresentadas demandas relacionadas à saúde e à infraestrutura do município. Vladimir afirmou à população que nada será feitos às pressas, sendo os temas amplamente discutidos com a população antes das tomadas de decisão. Segundo ele, a Sanesul afirmou que, em oito anos, Coxim terá saneamento em praticamente toda a sua extensão.