Com requerimento de CPI arquivado, Lucia da AAVC solicita auditoria no Hospital Regional
Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018
Com requerimento de CPI arquivado, Lucia da AAVC solicita auditoria no Hospital Regional
Fonte: Assessoria CMC/ Diário X
Foto: Igor Casal

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim realizada nesta terça-feira (4), a vereadora Lúcia da AAVC (PR) solicitou uma auditoria no Hospital Regional de Coxim. O pedido foi feito depois que um requerimento de investigação no Hospital feita por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)   foi arquivado devido ao número insuficiente de assinaturas.

Além da parlamentar, outros dois vereadores assinaram o documento, Sinval Batista (PSDB) e Careca da Iluminação (PRB). O requerimento precisava de pelo menos mais uma assinatura para atender as exigências legais, ou seja, um terço dos membros da Casa legislativa.

Diante dessa situação, ao fazer uso da tribuna a vereadora Lucia da AAVC, lamentou  o impedimento de instalação da CPI e propôs uma auditoria no Hospital Regional de Coxim, acreditando que profissionais habilitados podem fazer um diagnóstico preciso do HR, que  segundo ela está na “UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)”, ou seja, necessitando de atenção especial.   

"Precisamos passar o hospital a limpo, tomando conhecimento do que aconteceu para chegar nessa situação. Sabendo como se encontra atualmente e diante da realidade que for apresentada, quais as medidas a serem tomadas por todos os interessados - governamentais e não governamentais - para uma solução definitiva, tirando a unidade hospitalar das dificuldades administrativas e financeiras", ressaltou a vereadora.

A parlamentar explicou que a auditoria deve ser realizada por uma equipe de profissionais do quadro de servidores do Governo de Mato Grosso do Sul ou por uma empresa independente, contratada com recursos do Estado, visto que nem o hospital e nem a Prefeitura de Coxim devem dispor de recursos para o pagamento.

Lucia da AAVC destacou que a auditoria pode ainda ter a participação de pelo menos um representante do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

"Durante os trabalhos da auditoria, os múltiplos profissionais (analistas, administradores, advogados, contadores e outros), executarão uma análise de todo o sistema de regulação da assistência à saúde do Hospital Regional de Coxim, avaliando a qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes, apresentando soluções para minimizar desperdícios de materiais e medicamentos e a otimização dos recursos financeiros e humanos", finalizou a vereadora.

Endereço
Rua João Pessoa, 130 - Centro
Coxim / MS

Contato
  • (67) 3291-1539